Qua, 3 dez Qui, 4 dez Sex, 5 dez
9:00
Itamar Silva
Biomimética e biomorfismo: a natureza como mentora do processo criativo no ensino de design de produto
José Guilherme Santa Rosa
Design e inovação em interfaces e acessibilidade para atenção a usuários neurodivergentes
9:30 Sessão de abertura
10:00
Giselle Merino
O processo de pesquisa em Design: sensibilidade para pensar e agir
Sessão de apresentações de artigos
Mesa redonda: Ética na Pesquisa em Design
Giselle Merino, José Guilherme Santa Rosa, João Amaral (Conselho de Ética da UA), Teresa Franqueira, Luís Ferreira, Luís Paschoarelli
10:30
11:00 coffee-break coffee-break coffee-break
11:30 Sessão de apresentações de artigos
Daniel Raposo
Design-Driven Branding: Marcas com sentido
Sessão de apresentações de artigos
12:00
12:30
13:00 Almoço Almoço Almoço
13:30
14:00
14:30 Sessão de apresentações de artigos Sessão de apresentações de artigos Sessão de apresentações de artigos
15:00
15:30
16:00 coffee-break coffee-break coffee-break
16:30
Pedro Cardoso
Fricção estética no design de jogos
Raúl Pinto
Entre o Crescer e o Fazer: Conhecimento Tácito no Design com Sistemas Vivos
Eugénio Merino
Design, Engenharia e Saúde: soluções integradas de Design e Inovação
17:00
17:30 Sessão de apresentações de artigos Sessão de apresentações de artigos Sessão de apresentações de artigos
18:00 Sessão de encerramento
Sessões presenciais (Auditório CCCI) Sessões on-line
9:30
Sessão de Abertura
10:00
Giselle Merino
O processo de pesquisa em Design: sensibilidade para pensar e agir assistir >
11:00 coffee-break
11:30
23 Rodrigo Cavalcante
Gestão de Design aplicado na Saúde: uma revisão integrativa da literatura
18 Rodrigo Cavalcante
Design de Serviço aplicado na saúde: mapeamento da jornada de fisioterapeuta em um Instituto Psiquiátrico
24 Giselle Merino
Design, Saúde & Gestão: ferramentas para a visualização da atuação profissional de uma Unidade Multiprofissional hospitalar
28 Angélica Acioly
Design Gráfico Inclusivo para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Uma Revisão Sistemática da Produção Acadêmica Brasileira
68 Angélica Acioly
Tecnologias digitais aplicadas à saúde: uma analise de com ênfase na oncologia pediátrica
3 Rodolfo Porsani
Comparative Qualitative Biomechanical Analysis of the Use of a Passive Exoskeleton for the Healthcare Sector from a Design Perspective
4 Livia Maria de Tilio
Wrist Posture During the Use of Conventional and Adapted Scissors (Pilot Study): Contributions to Ergonomic Design
53 Priscila Almeida
Desenvolvimento e Diagnóstico dos Painéis da Mesa de Controle do Reator de Pesquisa Argonauta com Base em Estudos de Ergonomia Participativa
84 Sheila Gouveia
Diferenças produtivas: explorando como múltiplas formas de pensar podem enriquecer a colaboração no branding
79 Ana Lívia
Cartilha para educação ambiental: contribuições do design e ergonomia informacional
13:00 Almoço
14:30
1 Paulo Tonin
Beyond the Interface: Sensoriality as an Inclusive Force in Interaction Design
10 Giselle Merino
Engajamento Digital na Geração Z: Fatores que Influenciam a Vontade de Interagir com Produtos Digitais
16 Juliana Marcelino
Parametric analysis of computer accessibility resources: search for antecedents for the ALETA literacy aid table
64 Joanna Mayr
Integrações entre UX, IA e Design no Contexto da Saúde: uma Revisão Sistemática sobre Tecnologias Digitais e a Experiência do Paciente
66 Vasco Saraiva
“Do Androids Dream of Collaborative Gamification?”: Inteligência artificial no processo de criação de iniciativas gamificadas com narrativas
75 Beatriz Agonilha Vittori
Da Tela ao Tabuleiro: Consonância Ludo-narrativa em Jogos de Tabuleiro Transmídia / From Screen to Board: Ludonarrative Consonance in Transmedia Board Games
51 Suellen Albuquerque
Design, Negócios e Impacto Social: Uma Análise da Convergência para a Geração de Valor Social
69 Ana Beleza
Design Thinking e Inovação Social: promovendo soluções centradas no ser humano entre estudantes de Design
52 Thais Oliveira
Desafios de orientação espacial no prédio do Centro de Artes e Comunicação da UFPE (CAC – UFPE), a partir dos problemas de wayfinding.
6 Jeferson de Jesus
Typography and cultural appreciation: the Armoribats project as a potential mediator of the Armorial Movement
30 Renato Silva
Testes de uso com a Ferramenta Digital de Projeto TRÊS: ampliação de cenário com potenciais usuários em instituição francesa
32 Suellen Albuquerque
Precificação em Design como Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável: desafios e implicações
16:00 coffee-break
16:30
Pedro Cardoso
Fricção estética no design de jogos assistir >
17:30
19 Simão Afonso
Contributos do design para a valorização da raspa de pinheiro
20 Catarina Silva
Valorização de resíduos de vidro através do design de artefactos com componente autoral
42 Eugénio Merino
Integration of additive manufacturing in the development of medical devices: a wireless videolaryngoscope
61Kléber Barros
Oficina de design urbano utilizando método ágil como parte da criação de um Distrito Criativo na cidade de João Pessoa, Brasil
70Pâmela Bento
Desenvolvimento de um veículo de coleta de materiais recicláveis como artefato comunicacional: uma abordagem DSR (Design Science Research) e TAR (Teoria Ator-Rede).
Sessões presenciais (Auditório CCCI) Sessões on-line
9:00
Itamar Silva
Biomimética e biomorfismo: a natureza como mentora do processo criativo no ensino de design de produto assistir >
10:00
17 Maria Eloisa Vieira
Design Requirements for a Digital Learning Desk Aimed at Supporting Literacy in Children with Low Vision Excluding Braille Users
39 Guilherme Santa Rosa
Entre diretrizes e práticas: usabilidade e acessibilidade em interfaces digitais de dispositivos móveis
40 Guilherme Santa Rosa
Heurísticas de usabilidade técnica, pedagógica e de acessibilidade para avaliação de aplicativos mobile considerando crianças com dislexia como usuárias
11:00 coffee-break
11:30
Daniel Raposo
Design-Driven Branding: Marcas com sentido assistir >
13:00 Almoço
14:30
Visita à Digital Factory @ PCI (Creative Science Park)
22 Carolina Pizarro
O design como parte do processo de preparação das competências estudantis na era da Inteligência Artificial: uma proposta da UNESCO
41 Alessandra Bezerra
Experiments in the Design Process for Intelligent Solutions: The AI Horizons Framework
44 Pedro Toledo
Jogos como Espaços Permeáveis: Revisão Teórica sobre Cultura, Significado e Conflito
56 Paulo Ribeiro
Virtual Worlds for Learning in Online Higher Education: experts perceptions on accessibility and engagement
58 Silvio Oliveira
Heuristic Evaluation of the TBCApp: a usability analysis from the perspective of informational ergonomics
67 Silvio Oliveira
Redesign do aplicativo NuBus: uma abordagem de Design Centrado no Usuário para a mobilidade urbana
16:00 coffee-break
16:30
Raúl Pinto
Entre o Crescer e o Fazer: Conhecimento Tácito no Design com Sistemas Vivos assistir >
17:30
14 Eugénio Merino
Eye Tracking em Avaliações Ergonômicas: Interações com Central multimídia veicular e Ambientes Construídos
21 Angélica Acioly
Análise Ergonômica do Ambiente Construído de um unidade atendimento Traumato-Ortopédico em um Hospital Universitário Brasileiro
25 Giselle Merino
Atuação de Terapeutas Ocupacionais no contexto hospitalar: uma abordagem do Design de Serviços por meio do Blueprint
33 Eugénio Merino
Simulação Ergonômica Virtual com Humanoides Virtuais Paramétricos: Uma Abordagem Educacional em Design Industrial
76 Erika Veras de Castro
Entre imagens e análises: Estratégias do design gráfico nos pôsteres de filmes para o convencimento do público
77 Erika Veras de Castro
A Voz da Experiência: Design Participativo no Desenvolvimento de Protocolos de Pesquisa para Idosos utilizando ícones
50 Pedrita Tavares
Objetos como extensões da identidade e da memória nas habitações: uma revisão de literatura
Sessões presenciais (Auditório CCCI) Sessões on-line
9:00
José Guilherme Santa Rosa
Design e inovação em interfaces e acessibilidade para atenção a usuários neurodivergentes assistir >
10:00
Mesa redonda: Ética na Pesquisa em Design
Giselle Merino, Santa Rosa, João Amaral (Conselho de Ética da UA), Teresa Franqueira, Luís Ferreira, Luís Paschoarelli assistir >
11:00 coffee-break
11:30
37 Angélica Acioly
Bebês Reborn no Contexto do Consumo Compensatório: Um olhar sob a perspectiva do design emocional
38 Guilherme Santa Rosa
Pesquisas e recomendações tipográficas para acessibilidade: uma Revisão Sistemática Integrativa
63 Giselle Merino
Diagnóstico, proposição e implementação de soluções para inclusão laboral de servidor com deficiência física no TRT-13
47 Eugénio Merino
Tecnologia Assistiva nas atividades cotidianas e laborais de Pessoas com Deficiência: revisão sistemática
81 Guilherme Santa Rosa
Envelhecimento e tecnologia: utilização de heurísticas de usabilidade para a análise de interface de um aplicativo e-commerce com vistas ao uso por pessoas idosas
2 Angélica Acioly
O uso de tecnologias emergentes em processos de criação no Design: um estudo sobre plataformas de IA Generativa
5 Pedrita Tavares
Extrusora de Filamento: Uma solução para Impressão 3D Sustentável a partir da reciclagem de garrafas PET
26 Thiago Varnier
ERGOM: ferramenta de apoio ao processo criativo no desenvolvimento de produtos de vestuário centrados no usuário
27 Thiago Varnier
Desafios e limitações no desenvolvimento de produtos de vestuário em contexto acadêmico: percepções dos estudantes
48 Rosinei Batista
3D modeling of automotive components mediated by biomimetics and lightining decision jam methodology: interactions between engineering, design and product management
49 Pedrita Tavares
Briefing em Design de Interiores: especificidades, eixos temáticos e abordagens contemporâneas
71 Luciana Cordeiro
Método de análise de projeto gráfico e de acessibilidade em livros ilustrados
56 Paulo Ribeiro
Virtual Worlds for Learning in Online Higher Education: experts perceptions on accessibility and engagement
13:00 Almoço
14:30
54 Caio Gonçalves
Requisitos de design em embalagens: percepções de estudantes a partir de um workshop
55 Caio Gonçalves
O uso de narrativas na elicitação de requisitos de design: mapeamento da literatura recente
46 Gabriela Pires
Aplicação da Gestão de Design na Aprovação de Projetos
11 Itamar Silva
Brinquedo de balanço bioinspirado na forma do fruto do Pé-de-Pereiro
13 Itamar Silva
Design e manufatura aditiva: desenvolvimento de dispositivos para auxílio na higiene bucal em vítimas de AVC
25 Giselle Merino
Atuação de Terapeutas Ocupacionais no contexto hospitalar: uma abordagem do Design de Serviços por meio do Blueprint
33 Eugénio Merino
Simulação Ergonômica Virtual com Humanoides Virtuais Paramétricos: Uma Abordagem Educacional em Design Industrial
73 Silvio Oliveira
Design centrado no usuário e acessibilidade cognitiva: redesenho do Cadastro Único do SIGAA para a inclusão de pessoas com TEA baseado no GAIA
60Sílvio Oliveira
Acessibilidade digital no ensino remoto: uma análise de conformidade da Plataforma Moodle a partir das diretrizes WCAG 2.1
58Sílvio Oliveira
Heuristic Evaluation of the TBCApp: a usability analysis from the perspective of informational ergonomics
67Sílvio Oliveira
Redesign do aplicativo NuBus: uma abordagem de Design Centrado no Usuário para a mobilidade urbana
82 Rodolfo Porsani
Influence and devaluation: the rise and the fall of browser games
31 Manuela Adati
Ferramentas digitais no manejo da Dermatite Atópica: desenvolvimento do protótipo SkinFlow
57 Marcelle Torres
O Olhar em Formação: Estratégias Didáticas no Ensino de História da Arte para Designers
29 Rodolfo Porsani
3D Printing as a Rapid Prototyping tool for the development of an ergonomic footrest
16:00 coffee-break
16:30
Eugénio Merino
Design, Engenharia e Saúde: soluções integradas de Design e Inovação assistir >
17:30
83 Patricia Guimarães
Educational Innovation through the Integration of Design and Management: An Experience Report from a Professional Master’s Program
12 Itamar Silva
Uso do escaneamento 3D na criação de carpoteca digital para o Design de produtos bioinspirados
65 Joanna Mayr
Integração da Gestão de Design e da Gestão da Inovação: uma análise por meio de um estudo de caso
18:15
Sessão de encerramento